19 de mai. de 2010

TOC

 http://teletube.files.wordpress.com/2009/03/toc-lavando-mao-280108.jpg

Olá amores do meu coração, e mais um assunto  sobre saúde começa novamente, vi esse disturbio assistindo malhação ontem 'ri', sim iremos sobre TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) um problema psiquiátrico bem simples, como o próprio nome diz é a obsessão de ficar repetindo várias manias, as mais comus são:

  • Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação
  • Dúvidas
  • Preocupação com simetria, exatidão, ordem, seqüência ou alinhamento
  • Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas
  • Pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios, relacionados a sexo (comportamento sexual violento, abusar sexualmente de crianças, falar obscenidades, etc.)
  • Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis ou economizar
  • Preocupações com doenças ou com o corpo
  • Pensamentos supersticiosos: preocupação com números especiais, cores de roupa, datas e horários (podem provocar desgraças)
  • Palavras, nomes, cenas ou músicas intrusivas e indesejáveis  
Isso é mais comum do que se imagina, várias pessoas possuem isso é desconhecem, eu mesma sempre tive manias por banho e pensamentos superticiosos, é meio bizarro , mas é muito sério, vou contar pra vocês algumas coisas que acontecem comigo no meu dia-a-dia por causa disso:

Todo ano começo das aulas eu sempre torço pra na chamada da escola eu ser número par, quando  sou número impar, sinto que dá azar,outro é que tenho compulsão por números fechados, nunca saio de casa as 08:13 e talz, sou é 08:10 ou 08:15, 08:20 ou não saio, fico olhando as horas direto pra ver se vejo 08:08, 12:12 e panz,acredito que quando vejo isso é porque tem alguem pensando em mim 'rsrsrs' coisa de adolescente mesmo quem nunca fez isso que atire a primeira pedra  . É meio dificil de explicar porque tenho isso, só sei que ele existe e não consigo parar .

O tratamento do TOC?
     Até bem pouco tempo não se dispunha de um tratamento efetivo para o TOC. Felizmente, foram desenvolvidos tratamentos que conseguem melhorar a vida de mais de 80% dos pacientes e, em muitas situações, eliminar os sintomas por completo. No entanto, alguns dos portadores, infelizmente não melhoram, ou melhoram muito pouco.
     Os tratamentos mais modernos consistem de uma associação entre duas modalidades: medicamentos (antidepressivos que inibem a recaptação da serotonina aumentando sua disponibilidade no cérebro) e terapia cognitivo-comportamental (TCC), razão pela qual em todo mundo muito se pesquisa ainda para conhecer melhor a etiologia do TOC e desenvolver métodos mais eficazes de tratamento..

Me empolguei e o post ficou meio sem pé nem cabeça (comodiziaminhavó) , espero que tenha ficado claro pra vocês, se  não tiver, vejam esse video aqui



espero que tenham gostado 
By:Déh






Nenhum comentário:

Postar um comentário