Olá amores, agora iremos falar sobre um probleminha que afeta 10 entre 10 adolescentes , sim são as famosas e terriveis espinhas que também são conhecidas cravos, acne vulgar, comedão. O post ficou meio grandinho mais ele pode ajudar muito, separei as dúvidas mais freqüentes , espero que gostem e boa viajem nessa leitura (kk), garanto que vai ser bem util.
▪ O que é?
A Acne, é uma doença inflamatória da pele. O aumento da produção de sebo obstrui o canal de secreção da glândula sebácea.
Essa obstrução acaba por formar o cravo, pontinho branco ou escurecido, que se manifesta principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
Algumas vezes, esses poros obstruídos se infeccionam formando bolhas cheias de pus, conhecidas como espinhas.
▪ Quais são suas causas?
As causas da acne são as mais variadas e o primeiro passo a ser tomado é marcar uma consulta com um dermatologista. De posse de vários exames e algumas informações básicas sobre a história familiar, hábitos alimentares, entre outros, poderão ser detectadas as causas.
Um simples creme, as deficiências hormonais e os fatores hereditários podem causar o problema da acne.
- Fatores hereditários: existem famílias inteiras de acnéicos. Nestes casos, a partir de 10 anos é possível prever o aparecimento da acne.
- Desequilíbrio Hormonal: É na puberdade que o adolescente tem os seus hormônios sexuais estimulados e com a ativação dos hormônios masculinos ocorre uma reação nas glândulas sebáceas, propiciando o aparecimento da acne.
- Ovários: ocorre nas mulheres portadoras de uma disfunção que não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno).
Além disso, essas pacientes além da acne podem ter problemas de obesidade, aumento de pelos e irregularidades menstruais.
- Uso de cosméticos: os produtos gordurosos ou oleosos (como as bases e cremes hidratantes, por exemplo) podem trazer acne até para quem nunca teve este tipo de doença, nem na adolescência.
- Medicamentos: remédios como cortisona, os barbitúricos, xaropes à base de iodo ou bromo podem ter efeito colateral e formar a acne. Se o uso for imprescindível, recomenda-se um tratamento dermatológico paralelo.
▪ Por que elas aparecem mais na adolescência?
Porque a elevação de hormônios sexuais ocorre principalmente na adolescência. É essa elevação que aumenta a produção de sebo, obstruindo o canal de secreção da glândula sebácea.
▪ Chocolate provoca espinhas?
Não. Não existe nenhum estudo científico que comprove que o consumo de chocolate provoque espinhas.
▪ Comidas gordurosas provocam espinhas?
A alimentação não influencia diretamente no surgimento das espinhas, mas lembre-se: uma alimentação saudável e equilibrada favorece uma pele mais bonita e saudável.
▪ Posso usar limão para “secar” as espinhas?
Não aplique limão nem algum tipo de plantas, sem consultar um profissional competente. O limão pode provocar sérias queimaduras na pele, principalmente quando exposta ao sol.
▪ Posso espremer as espinhas?
Espremer as espinhas pode fazer com elas venham a infeccionar, piorando ainda a situação. Procure um dermatologista ou cosmetólogo para realizar a extração.
▪ Deixam cicatrizes?
Sim! Principalmente se a extração (“espremer as espinhas”) for realizada incorretamente.
▪ Por que algumas vezes as espinhas aparecem antes de uma prova ou de alguma festa importante?
O estresse pode acarretar em alterações fisiológicas no nosso corpo, resultando no aparecimento de espinhas.
▪ Posso ter espinhas em todo o corpo?
Os lugares mais comuns, para o aparecimento de espinhas, são o rosto, costas, peito e ombros, embora elas possam aparecer em outros locais como as nádegas, por exemplo.
▪ Antes da menstruação é normal ter espinhas?
Sim. Na menstruação ocorre uma grande alteração hormonal, que se reflete na produção da secreção sebácea, causando acnes.
▪ Como acabar com as espinhas?
Fique tranquilo(a), você não é o primeiro nem o último a sofrer com as espinhas. Procure um dermatologista para acompanhá-lo(a) na solução desse problema.
▪Tratamento:
1. Os médicos costumam tratar a acne com:
- Remédios para controlar a oleosidade como: peróxido de benzoila, ácido salicílico, ácido retinóico e outros.
- Antibióticos do tipo tetraciclina ou eritromicina no caso da necessidade de controlar a infecção.
- Vitamina A, em forma de medicamento (isotretinoína) para tratamento da acne mais avançada.
- Hormônios para a inibição da ação dos hormônios andrógenos.
2. Tenha paciência pois o tratamento leva algum tempo para fazer efeito e não pode ser abandonado nos primeiros sinais de melhora.
3. Não se desespere, nem sofra à toa. Procure um médico, pois o tratamento hoje já está bastante avançado.
4. Saiba que todo o tratamento deve ser receitado e acompanhado pelo médico.
By:Déh
Nenhum comentário:
Postar um comentário